Budismo e Ciência

Budismo e Ciência

 

DVD - 1h 30min. - R$ 35,00

Sob demanda - assistir nessa página - R$ 16,00

 

Neste vídeo, com 1h 30min., o Lama Santem fala sobre o debate e integração que se desenvolvem entre a perspectiva budista do conhecimento e a da ciência experimental moderna.

Os diálogos entre mestres Budistas, como Sua Santidade o Dalai Lama, e os cientistas têm abordado principalmente três áreas do conhecimento. Uma é a astrofísica, que diz respeito primariamente a origem do universo. Ele teve um começo? Foi criado ou é parte de um processo eterno?

Outra área é a física de partículas, a estrutura do átomo e da matéria.

A terceira são as neurociências, o funcionamento do cérebro.

Um dos pontos em comum entre a visão da ciência e do budismo é a inexistência de um criador. Na ciência, a teoria da conservação da matéria e da energia postula que nem matéria nem energia são criadas ou destruídas, somente transformadas. Os budistas concordam com esses princípios e o estendem para a mente também. "Mente" no budismo significa percepção dos fenômenos - seja ou não consciente - e a percepção dos fenômenos não pode ser criada ou destruída, somente transformada. Dessa forma, o renascimento é simplesmente uma transformação do processo perceptivo de um indivíduo, que prossegue tomando como base física um outro corpo.

Os físicos que se dedicam ao estudo das partículas fundamentais enfatizam o papel do observador em todos os processos que observam. A luz, por exemplo, a partir de um ponto de vista se comporta como partícula e se comporta como onda de energia se examinada a partir de outro ponto de vista. O tipo de fenômeno encontrado parece existir na dependência do aparato conceitual que é usado para analisá-lo. Desta forma, os fenômenos não têm existência inerente, de forma independente da consciência que o percebe.

O budismo sempre afirmou o mesmo, que as coisas existem em dependência do observador e do aparato conceitual por ele empregado. Por exemplo, se uma determinada situação é vista como um problema terrível ou algo que pode ser resolvido, depende do observador, da pessoa envolvida com esta situação.

Para criar uma nova conta, clique em Entrar com os campos Nome do Usuário e Senha em branco. Depois clique na opção Não possui uma conta?