Ensinamento para o Voto de Bodhisatva

Ensinamento para o Voto de Bodhisatva

 

2 DVDs - 4h 03min. - R$ 25,00

Sob demanda - livre para usuários registrados

 

 

 A cerimônia de voto de Bodisatva vem da tradição de Nagarjuna, conhecida como "Linhagem da Visão Profunda".

O voto do Bodisattva marca a determinação de desenvolver a bodhichita, ou mente da iluminação. A bodhichita é a atitude mental de tomar a responsabilidade de trazer felicidade e iluminação para todos os seres, com amor e compaixão livres de qualquer rastro de interesse egoísta, assim como a decisão de colocar esta atitude na prática.

Estamos, então, não apenas deixando de prejudicar os outros, mas nos dedicando a servi-los.

O que caracteriza o praticante do Budismo Mahayana é sua dedicação ao bem-estar de todos os seres sencientes.

Possa eu atingir a Budeidade para o benefício de todos os seres sencientes - esta é a aspiração básica do Budismo Mahayana. Ninguém é obrigado a tomar este voto, mas adotá-lo marca um momento decisivo na prática, que deve ser baseado em profunda reflexão sobre a natureza da existência e da relação entre nossa prática e todos os seres.

Khenpo Karthar nos ensina que é importante reconhecermos a distinção entre o sentimento de bondade amorosa em relação aos outros, a disposição de agir motivado pela compaixão e esta extraordinária aspiração do Bodisatva, porque, ao tomarmos este voto, voluntariamente desistimos de buscar a iluminação individual a não ser para beneficiar todos os seres sencientes em sua busca por iluminação.

Para criar uma nova conta, clique em Entrar com os campos Nome do Usuário e Senha em branco. Depois clique na opção Não possui uma conta?