As duas realidades e os quatro dharmas de Gampopa

As duas realidades e os quatro dharmas de Gampopa

 

2 DVDs - 2h 55min. - R$ 25,00

Sob demanda - livre para usuários registrados 

 

Em uma vida anterior, Lhaje Gampopa foi um bodisatva chamado Metog Dagtse. Nesta encarnação ele encontrou o Senhor Buda, e fez para ele a promessa de disseminar o Dharma pelo mundo. Cumpriu esta promessa quando, no ano de 1079, nasceu como Lhaje Gampopa e, em uma vida extraordinária, fundou a linhagem Kagyu.

Gampopa compôs uma prece profunda e valiosa, que se tornou conhecida como os "Quatro Dharmas de Gampopa". Esta prece é:

Conceda suas bênçãos para que minha mente se torne una com o Dharma.
Conceda suas bênçãos para que o Dharma possa seguir o caminho.
Conceda suas bênçãos para que o Dharma possa esclarecer a confusão.
Conceda suas bênçãos para que a confusão possa se transformar em sabedoria.

A primeira linha desta prece sagrada, que é o primeiro Dharma de Gampopa diz Conceda suas bênçãos para que minha mente se torne una com o Dharma. A mente se torna unida com o Dharma quando se entra no caminho espiritual, renunciando e afastando-se das aspirações mundanas.

O segundo Dharma de Gampopa é: Conceda suas bênçãos para que o Dharma possa seguir o caminho. Entrar no caminho do Dharma acontece quando se busca e se toma refúgio e se desenvolve a bodichita, a "mente do despertar".

A terceira linha da prece sagrada, o terceiro Dharma de Gampopa é: Conceda suas bênçãos para que o Dharma possa esclarecer a confusão. Tendo entrado no caminho do Dharma e estando no caminho, o terceiro Dharma é a prece fervorosa para que a confusão seja esclarecida.

A quarta linha da prece, o Quarto Dharma de Gampopa é: Conceda suas bênçãos para que a confusão possa se transformar em sabedoria. Quando se atinge a realização de que nenhum fenômeno surge, permanece e cessa, então se atingiu o nível último de realização. Quando se realiza o Dharmakaya não nascido e não criado, então se supera a confusão e as delusões vão se tranformar na sabedoria primordial. Não se pode chegar lá, porque o ato de chegar ainda implica em dúvidas e incerteza sobre se vai se chegar. Sendo assim a expressão "se transformar" foi muito bem escolhida.

Para criar uma nova conta, clique em Entrar com os campos Nome do Usuário e Senha em branco. Depois clique na opção Não possui uma conta?